Doces e Amargas opiniões. Navegamos a net de lés a lés em busca daquilo que gostamos, amamos e adoramos e também do que não gostamos, detestamos e abominamos. A nossa base será os “cake designers” portugueses que começaram a proliferar como cogumelos e assim se intitulam após 2 ou 3 bolos feitos.
Aqui damos a nossa opinião sincera e democrática (baseada na opinião de todos que fazem parte deste blog), tentando sempre fazer uma critica construtiva… é a nossa opinião e vale o que vale.

Dúvidas

Depois de algumas polémicas levantadas aqui no nosso blog e por e-mail sobre quem somos e pela grande indignação de algumas pessoas por não darmos a cara chamando-nos invejosos, intriguistas e sei lá mais o quê, vimos nós aqui , depois de reunião entre nós, colocar umas questões que agradecíamos imenso se alguém pudesse elucidar. Vamos lá então expor as nossas Dúvidas:
O que não falta na net são blogs de pessoas que fazem bolos. Constatamos que umas mostram a formação que têm e outras nada dizem no entanto praticamente todas se intitulam de “Cake Designer”
A Pergunta é a seguinte:
Qual é em Portugal a entidade oficial que define o estatuto de Cake Designer?
O que é necessário fazer, quais as habilitações necessárias para ser considerado oficial e profissionalmente um Cake Designer???
Lá por saber muito de leis não faz de nós um jurista, por saber dar injecções e fazer pensos não nos podemos intitular enfermeiros e por ai adiante…
Na net encontramos pessoas com imensos workshops e cursos feitos que não fazem trabalhos de acordo com o nível de aprendizagem que têm…por outro lado outros com nenhuns (ou quase nenhuns) workshops tem trabalho com bastante qualidade…
Se vamos à escola e não aprendemos, o trabalho feito não é satisfatório chumbamos, não passamos de ano, o mesmo acontece com a carta de condução. E no Cake Design? Podemos até fazer um curso master mas se não temos aptidão, quem nos diz isso? Temos o curso e pronto podemos fazer bolos mesmo que não tenham nada a ver com trabalho bem executado. Quem faz essa avaliação?
E aqueles que sem qualquer ensino fazem trabalhos de muito bom nivel e com alguma técnica quem lhes atribui qualificação?
Quem é a entidade reguladora de tudo isto?
Quem de direito em Portugal pode dizer que é oficialmente Cake Designer?
Esperamos bem que esta entidade exista e crie regras para o bom nome desta actividade, porque existe muitas pessoas sem qualquer aptidão (nem cursos, nem jeito) a fazer bolos e a comercializar algo que só desprestigia esta profissão.
Estão tantas pessoas preocupadas com quem nós somos mas ninguém se preocupa com o cerne da questão, o realmente importante para todos aqueles que encaram com seriedade o trabalho de Cake Design
Nós os 4 somos pessoas com um gosto comum pelo Cake Design, alguns de nós com formação e envolvidos nesta arte e mais não dizemos porque por agora não vale a pena.
 
Voltamos em breve com outras questões.

9 comentários:

Andreia disse...

Por muito que custe a muita gente... Assino por baixo. Eu não me intitulo cake designer e longe disso mesmo, pois acho que ainda tenho muito para aprender, e muita tecnica para melhorar, mas um dia destes pus-me a pensar, "se um dia eu chegar ao auge desta arte, ou seja se um dia eu disser consegui os meus objectivos, quem me vai dizer que sou uma cake designer?" Para mim é apenas uma categoria como tantas outras. Dizer mal não acho bem, mas quando esse mal é construtivo porque não? É para aprender, é para melhorar. É a minha opinião...
Beijnhos

maria-doce disse...

Desde o inicio sigo o vosso blog e até agora ainda não vi nada para discordar...quem vocês são não me interessa, porque pelas vossas palavras dá para perceber que isto dos bolos não é novidade para voçes
Concordo com tudo que foi dito neste post e eu até sou uma das que não têm praticamente nenhuma formação mas entendo que isto do cake design em Portugal está uma balbúrdia.
Fico a aguardar para ver se alguém consegue elucidar sobre estas questões
Quanto a mim agradeço todas as palavras e posts que já me dedicaram...fico a aguardar as menos boas :)

Anónimo disse...

Só por curiosidade....onde existe no Mundo uma escola que oficialize o cake design como profissão e ja agora o pedreiro , calceteiro, serralheiro têm alguma escola que os oficialize mas que existe existe... e ja agora temos alguns enfermeiros que têm diploma como tal e alguns deles nem para veterinarios eu queria para o meu animal....(sem querer ofender os enfermeiros...jamais)
E já agora serão voçes suas hipocritas que vão ser a entidade oficial????
Cresçam e apareçam....não fiquem a margem dos outros façam algo e critiquem os vossos trabalhos.Falam tanto em Masters , masters ,masters para que o têm ponham no em prática!!!!!!!!!!!
Margarida

Cake Mania disse...

Pois que nunca entendi muito bem o porquê de tanta polémica criada à volta deste assunto.
Ser ou não ser Cake Designer, eis a questão. Mas afinal de contas para que serve semelhante título? Há quem faça uso dele muito bem....outros há que nem por isso, mas....who cares?

"Quem é a entidade reguladora de tudo isto?" ??!!

Regularizando o título, iria por arrasto ter também de ser regularizada uma série de questões ligadas a este negócio.
Eu trabalho num local específico para o efeito mas a maioria (e não vamos ser hipócritas ao ponto de fechar os olhos à situação) que trabalham em casa. Em que condições? Pois...não sabemos.
Assim como também não sei como funciona ali o café da esquina, devidamente inspeccionado pela ASAE.
Por isso, o meu conselho (e quem sou eu para os dar, mas estou em noite de ofertas:) será não levantar muita "poeira" sobre o assunto. Poderemos cair na asneira de prejudicar seriamente quem tem qualidade a trabalhar.
Quanto aos outros, se a qualidade for fraca, vão por mim....mais cedo ou mais tarde ficam pelo caminho e nem o título "Cake Designer" os safa.

Quanto a mim sempre gostei mais do título que o meu irmão me deu: "A minha irmã faz bolos para fora" e eu achei fofinho :)

Em relação ao vosso blog...keep up with the good work, apenas acho que deviam fazer referência aos "sítios" dos bolos que não gostaram. Fica a coisinha mais equilibrada :)(ainda me lixo e venho cá parar...eheheh)

Kisses!

Susana

Andreia disse...

Susaninha :D assino por baixo.
Esta "gente" está a criar tanto alarido e ainda vai lixar muitas pessoas, que tem jeito para fazer os bolos mas não tem possibilidades de os fazer numa loja ou num sitio proprio para isso a não ser em casa. Eu sou um caso desses, trabalho durante o dia e à noite faço bolos, quanto ao jeito.... acho que vou tendo algum :P
Quanto à palavra, que não passa de uma palavra, como dizer que o Socrates é Engenheiro lol, Cake designer, que importancia tem? É como diz a Susana há frases mais importantes, a mim dizem "olha a Andreia faz bolinhos" é mais importante isso que "olha a Andreia é uma cake designer" bah nem gosto lá muito da palavra, nunca gostei de "categorias", incriminem-me!
Continuo a dizer, é apenas uma opinião o que aqui dão, é boa vanglorizem-se.
É má? Ok vou tentar melhorar o que está mal...
Continuem com a vossa opinião, quem quer vem cá quem não quer não vem, é tão simples como isso. Se eu vi-se algo muito mau, insultuoso,seria das primeiras a criticar.
Sejam humildes, a humildade nunca fez mal a ninguém.

Doces e Amargas disse...

Obrigado a todos pelos comentários e por darem as vossas opiniões.
Concordamos com a Susana quando diz: “Quanto aos outros, se a qualidade for fraca, vão por mim....mais cedo ou mais tarde ficam pelo caminho e nem o título "Cake Designer" os safa.”
Sim Susana concordamos que é uma questão de tempo.
Logo no inicio do nosso blog recebemos 2 e-mails onde um era de uma cliente completamente desiludida com o bolo que encomendou…mostrava o que tinha pedido para ser feito por e-mail e o que lhe tinham feito (juntou foto) e tinha razão além de a decoração pouco ter a ver com o pedido feito na encomenda ainda por cima tinha uma decoração de má qualidade…outra cliente falava que o bolo estava queimado e nem se tinham dado ao trabalho de aparar o queimado…é triste isto acontecer.

Susana quanto a fazer referência aos “sítios” que não gostamos, foi assim quando iniciamos o blog por baixo do post, colocávamos o link directo para o blog de quem tinha feito…mas estava a causar muita polémica e decidimos não colocar…

Outra coisa que já percebemos é que quem trabalha bem e sabe distinguir um bom trabalho de um mau trabalho, entende o propósito deste blog, que não temos intenção de prejudicar ninguém…mas quem trabalha mal sente-se um pouco em “jogo” e só consegue ver o pouco negativo que aqui colocamos e opinar sempre de forma muito desagradável.

Margarida, já lhe dissemos que não somos, 4 pessoas no feminino, aqui também existe masculino. Não opinamos sobre os nossos trabalhos, já lhe dissemos que não comercializamos bolos…será dificil ler aquilo que escrevemos? E quem lhe diz que não usamos aquilo que sabemos em beneficio desta arte? A Margarida fala como se soubesse quem somos, mas descanse que não sabe, ou então parece que tem tarefa encomendada vindo aqui escrever o que escreve. Respire fundo Margarida e veja bem o nosso blog, repare que aqui falamos muito bem e muito pouco mal.
E não ligamos assim tanto a masters como a Margarida refere inclusive se a Margarida tivesse lido este post na integra teria lido quando dizemos: “Na net encontramos pessoas com imensos workshops e cursos feitos que não fazem trabalhos de acordo com o nível de aprendizagem que têm…por outro lado outros com nenhuns (ou quase nenhuns) workshops tem trabalho com bastante qualidade”

Para terminar dizemos que respeitamos muito esta arte, que é gratificante ver que existem muitos bons trabalhos em Portugal…mas também existe um lado negativo e pouco digno desta arte…isso deixa-nos tristes.

Anónimo disse...

que tal fazerem uns bolinos e prem ca para a gente criticar tb????? é facil atirar pedras no telhado de vidro dos outros, ate pk tanto que eu sei voçes tb nao sou cake designers para se porem a criticar os outros. cada um faz o que pode e como pode. ponham la algo vosso, mas os q ate sairam bonitos e os q deram barracada, sim, pk acredito que voçes nao sao perfeitas!!!!
tristeza!!!
idem mais é trabalhar e aprender, em vez de estarem aqui armadas em juri e entendidas o assunto!

Anónimo disse...

Sendo hoje sábado um dia em que posso perder tempo pela net acabei por encontrar este blog. Tanta polemica em volta de um titulo CAKE DESIGNER lololol e quem não é que vá fazer formação e quem tem formação mas não tem jeitinho nenhum lolol... bem, não encontro em Portugal nenhuma formação que me dê tal título o tão sonhado título de CAKE DESIGNER... só faço uns bolinhos em casa a noite e meus aceito criticas dos meus clientes pois muitas vezes não gosto do que faço, no entanto o cliente adora, pois era exatamente o que queria... quanto ao Portugal de lés a lés, vocês tem realemte que começar a fazer isso pois as comentadas são sempre as mesmas, num quarto de hora consegui ver e comentar mais blogs do que voces 4 desde o inicio do vosso blog. A liberdade de expressao existe, porém acaba onde começa o direito do próximo. Espero que levem o vosso blog a sério e que ajudem a divulgar essa arte, sem rótulos nem preconceitos apenas pelo bom gosto. Comentem trabalhos por todo o Portugal isso sim seria de valor, deixem as vossas amigas que voces AMAM é que parece muito pessoal os comentários.
Bons bolos, se é que o fazem ou dão formação ou vendem materiais... mantenham o segredo senão ainda são linchadas pelas criadoras dos bolos que voces odeiam.

Anónimo disse...

"Cake Designer" profissional que transforma o bolo em escultura, que trabalha a pasta de açucar como barro ou porcelana fria, é aquele que utiliza a imaginação para poder dar felicidade ao cliente. Formação não há dito por uma porfissional conceituada de Londres. O que há é a vontade de poder fazer algo diferente com produto alimentar.
O titulo traduzido à letra, tal como disse essa profissional, é desenhador de bolos. Por isso é como um pintor, cantor, estilista, modelo, médico, enfermeiro, professor, veterinário que não tem que apenas estudar mas sim vir de dentro do coração a paixão para fazer algo que o público, doente, aluno, animal goste e queira mais.