Doces e Amargas opiniões. Navegamos a net de lés a lés em busca daquilo que gostamos, amamos e adoramos e também do que não gostamos, detestamos e abominamos. A nossa base será os “cake designers” portugueses que começaram a proliferar como cogumelos e assim se intitulam após 2 ou 3 bolos feitos.
Aqui damos a nossa opinião sincera e democrática (baseada na opinião de todos que fazem parte deste blog), tentando sempre fazer uma critica construtiva… é a nossa opinião e vale o que vale.

Uma Boa Noticia.

Já existe em Portugal a 1ª Escola Profissional de Decoração Artística de Bolos em Portugal, está será  a primeira e única Entidade acreditada pela DGERT - Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho - para ministrar Cursos Profissionais na Área do Cake Design.
As Formadoras estão credenciadas pelas melhores Escolas de Decoração de Bolos a nível internacional.
A partir de agora, os alunos recebem um Certificado credenciado, que lhes permite apresentar mais-valias no mercado de trabalho bem como a nível pessoal.

Sim, é uma boa noticia, primeiro para ver se acabam os workshops carissimos (ofertas na net é o que não falta) ministrados por pessoas com pouca ou nenhuma  formação, que na maior parte das vezes nem para elas sabem quanto mais para ensinar os outros...
Depois tambem surge a questão de ter feito um workshop e não ter nenhum certificado credenciado, importante nos dias de hoje no mercado de trabalho, garantia que temos formação  na área da mesma forma que temos que ter habilitações a nivel do ensino escolar.

Não podemos deixar de dar os Parabéns a esta iniciativa do Isto faz-se para o crescimento e respeito por esta arte.
No entanto temos algumas questões e duvidas que pensamos ser do interesse de todos aqueles que pensam fazer alguns cursos nesta nova escola...mas isso fica para outro post porque agora é  momento para festejar esta iniciativa

3 comentários:

Anónimo disse...

É engraçado como uma boa notícia é tão mal empenhada de sentido ao espezinhar, como de costume, o trabalho de quem é empreendedor e tenta passar para os outros o que sabe.

Como é óbvio há bons workshops e maus workshops. Da mesma forma, há bons centros creditados e maus centros creditados.

Como deviam saber, o que importa são as competências adquiridas. E as mesmas podem ser adquiridas quem num ambiente formal, quer num ambiente informal ou não-formal.

Afinal o que mudou pelo simples facto de haver uma escola? Acabaram os workshops e há aulas? Há um controlo de qualidade que antes não havia? As pessoas vão ser inseridas mais rapidamente no mercado de trabalho? O que mudou?

É pena que em vez de potenciarem esta arte e a sua aprendizagem estão a "deitar abaixo" o trabalho que se vai fazendo (que por vezes é mau, mas que não deixa de fazer parte do crescimento desta área no nosso país).

Como sempre, tem de haver um conjunto de traumatizados que tenta dar opinião sem, no entanto, ter agilidade mental para tal. Pensar curto é pensar para dentro.

Uma última coisa: contratariam uma pessoa que tem papéis formais, mas não competências, ou contratariam uma pessoa competente, mas sem papéis formais? Se tivessem uma empresa, qual seria a vossa opção?

Não me vão dizer agora que seria a primeira...

Como devem saber (pelo menos isto... vá lá, vocês conseguem), o facto de se ter um certificado não quer dizer que se seja um bom profissional... vale uma aposta?

Espero que leiam mais, que se dediquem mais à vida e aos outros, que aprendam, no mínimo, a "construir" críticas construtivas e não críticas infantis e traumatizadas.

Doces e Amargas disse...

Aqui no nosso bolg já mostrámos trabalhos bastate satisfatorios de pessoas com pouca ou nenhuma formação, da mesma forma que mostramos trabalhos de pessoas com bastante formação que poderiam fazer muito melhor...pelo menos levando em conta a formação que dizem ter.Claro que só podemos ficar satisfeitos por passar a existir uma escola com formadores credenciados e com certificados de formação para os alunos.
Como tambem referimos no nosso post:

"temos algumas questões e duvidas que pensamos ser do interesse de todos aqueles que pensam fazer alguns cursos nesta nova escola"

Uma das nossa duvidas é sobre as classificações...quem anda numa escola a ter um curso no final do mesmo deverá ter uma nota ou um grau de classificação, certo?

Da mesma forma que achamos que deveria existir uma entidade oficial onde todos "os fazedores de bolos decorativos" poderiam dirigir-se para mesmo sem qualquer formação baseado no trabalho já por eles realizado e alguma "prova" realizado no local lhe seria atribuida a formação correspondente ao seu trabalho.Depois ficaria na cons ideração de cada um fazer mais formação para chegar a mestre
Por exemplo numa cozinha profissional existem varias graduações, chefe, sub-chefe e por ai fora até chegar ao trabalho mais básico que não deixa de ter o seu mérito e importancia para toda aquela engrenagem.
No cake design tem que haver seriedade e não pessoas a quererem subir na sua carreira profissional e ganharem dinheiro sem qualquer classificação e apresentando trabalhos e workshops sem qualquer valor.

Anónimo disse...

Assino por baixo do 1 comentário, pois isto de ter uma escola é muito mais fino, visto que ainda passa a ser mais elitista.Em relação ao assunto workshops... será que deixam de haver? pois então passam a ter sessões, porque aulas só para os meninos da escola. Porque quem tem o Cap sabe o valor de ser empreendedor.Já vocês.... ainda estão pelo menos no 5 mundo...
Visto que há muitas pessoas a darem formações caras, apliquem a vossa critica a Cake Designers, que pedem valores (na net) altissimos como se tivessem uma escola e não passam de um atelier... Será que também passam certificados??? Hummm... Pois o elitismo passa pelos €€...
Pois para isso não perdem tempo, apenas o perdem para mostrarem o quanto pequenas/os são... Não devem ter nada para fazer, acho que o problema é esse.
Sempre podem fazer um bolinho e postar, para a critica.Boa?